REGRAS DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM VIRTUAL DA SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO DA BAHIA - AVA- SEFAZ

 

Apresentação

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) SEFAZ oferece oportunidade de capacitação aos seus usuários quer seja por meio de cursos a distância, quer seja através da troca de experiências através das comunidades de aprendizagem.

 

O AVA-SEFAZ disponibiliza um ambiente informatizado para a construção da aprendizagem organizacional e para isso, utiliza-se de ferramentas que auxiliam a aquisição do conhecimento, a troca de informações e a interatividade entre os participantes, simulando de forma ativa, com o apoio das tecnologias da comunicação e da informação, o modo como as pessoas trabalham em conjunto ou se associam às outras naturalmente nos ambientes convencionais de aprendizagem.

 

O presente documento estabelece os critérios de utilização do AVA SEFAZ e das ferramentas disponibilizadas nos cursos e nas Comunidades de Aprendizagem.  Todas as vezes que utilizar o AVA-SEFAZ, o usuário estará expressamente aceitando, sem reservas ou ressalvas, todas as disposições contidas no presente termo.

Glossário

Apresentamos aqui o significado de alguns termos usados neste documento.

·        FÓRUM: Ferramenta de troca de mensagens. Permite que tutores e alunos se comuniquem de qualquer hora e lugar, pois todas as mensagens são guardadas em lista e podem ser lidas e respondidas. Diferente dos bate-papos, os participantes de um fórum não precisam estar todos conectados ao AVA-SEFAZ ao mesmo tempo.

·        BATE-PAPO: Ferramenta que permite que o tutor e os alunos mantenham um diálogo on-line. Diferente dos Fóruns, no bate-papo, é necessário que os participantes estejam conectados ao ambiente no momento do evento.

·        COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM: Uma comunidade de aprendizagem (CdA) é um grupo informal de pessoas com interesses comuns que se reúnem com o apoio da tecnologia da informação e da comunicação por uma necessidade real de compartilhar conhecimentos, levando cada um dos seus componentes a níveis de criatividade bem além daqueles que conseguiriam isoladamente. Numa comunidade de Aprendizagem os integrantes discutem temas                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             de interesse do grupo ou da organização, de acordo com os critérios e regras estabelecidas e seu principal objetivo é promover a troca e a aquisição de novos saberes.

·        SALAS VIRTUAIS: Ambientes na Internet utilizados na prestação do serviço bate papo para a troca de mensagens e imagens pelo usuário.

·        FLOOD: Envio demasiado de informações pelo usuário nas salas virtuais.

·        SPAM: Envio de mensagem por e-mail não solicitada, contendo propaganda, banners etc.

·        MODERAÇÃO: Exigência comedimento, compostura e cumprimento das regras.

·        MEDIAÇÃO: Acompanhamento de interlocutores, facilitando e motivando essa comunicação.

DIRETRIZES GERAIS

O Ambiente Virtual de Aprendizagem da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia – AVA SEFAZ é um local de acesso e de encontro de pessoas com interesses em comum e, assim, deverão ser observadas todas as regras de boa convivência, educação, bom senso e do respeito mútuo, além das regras aqui estabelecidas.

O estabelecimento das diretrizes de utilização do AVA SEFAZ é de competência da Universidade Corporativa - UCS, através da Coordenação de Ensino a Distância - CEADI. Em caso de violação de regras de uso do ambiente, a UCS juntamente com o grupo de tutores e moderadores decidirá o tipo de sansão a ser aplicada, que poderá implicar na remoção da mensagem, na aplicação de uma advertência, na suspensão do usuário do curso ou da comunidade ou, a depender da implicação da violação, em processo administrativo dirigido à Corregedoria da SEFAZ.

Não está autorizada a alteração das referidas regras por nenhuma categoria de usuário do ambiente. As sugestões de mudanças devem ser encaminhadas à Coordenação de Ensino a Distância da UCS para análise.

As diretrizes de utilização do AVA SEFAZ estão separadas por seções relacionadas: à forma de conduta do usuário, às regras de segurança e à postagem de mensagens ou de acervo. As diretrizes assim se classificam:

Diretrizes de conduta

As diretrizes de conduta estabelecem a forma de uso do AVA SEFAZ, descrevendo as ações que não são permitidas ao usuário, por implicar em uso indevido do ambiente ou irem de encontro à legislação em  vigor e/ou Código de Ética do Grupo Fisco.

·        Não será permitido o envio de mensagens ofensivas ou que prejudiquem a reputação de outros servidores;

·        Não será permitida a distribuição ou uso de conteúdos ou mensagens que contenham assuntos ilícitos como o incentivo à pirataria, pornografia, discriminação e racismo;

·        Mensagens de cunho comercial (SPAM) para oferta de bens, produtos ou serviços não são permitidas no AVA SEFAZ. A Secretaria já dispõe de ambiente específico para este tipo de necessidade na página da intranet SEFAZ, no Mural do Servidor.

·        As mensagens desnecessárias (FLOOD) podem sobrecarregar o ambiente e gerar insatisfação dos demais usuários. Mensagens de saudação não devem ser respondidas por todos.

·        Na ficha de cadastro do usuário há um espaço destinado à colocação exclusiva da foto do usuário. Não são permitidos o uso de quaisquer outras imagens.

·        Não é permitido o uso de imagens de cunho político, de nús ou com mensagens, sejam elas com finalidades publicitárias ou qualquer outra.

Segurança

Por motivos de segurança, o cadastramento do usuário interno será realizado diretamente pela CEADI, que será identificado com o mesmo logon da rede. Usuários externos ao quadro de servidores da Secretaria serão cadastrados após fornecimento de seus dados pessoais e avaliação da CEADI. Todos os usuários são obrigatoriamente identificados e será permitido o uso de pseudônimos ou anonimatos.

O controle da autorização de acesso permite à CEADI a criação de um registro sistemático do horário e do ambiente acessado pelo usuário. Esta funcionalidade é útil aos tutores e mediadores, já que permite posteriormente uma avaliação das atividades já realizadas pelos alunos ou integrantes das comunidades.

Também serão gravados os debates ocorridos em salas de bate-papos e fóruns do AVA SEFAZ. O tempo mínimo de duração do tempo de vida da gravação é de 60 dias. A prorrogação deste prazo pode ser solicitada pelo tutor ou de acordo com o interesse do curso ou comunidade.

O preenchimento dos campos opcionais da ficha de cadastramento é de responsabilidade do usuário. As informações ali descritas ficarão disponíveis para todos os usuários do ambiente.

Postagem de Mensagens

Em Fóruns:

O AVA SEFAZ disponibiliza nos cursos e nos ambientes das Comunidade de Aprendizagem possui um Fórum Mural para que os usuários possam postar suas mensagens fora do  tópico de discussão. Este espaço deve ser utilizado pelo usuário com as precauções necessárias de uso da rede SEFAZ, evitando mensagens não autorizadas (SPAMS) e a sobrecarga com mensagens desnecessárias (FLOODS), já que todos os participantes do curso ou da comunidade recebem cópias das referidas mensagens.

Um Fórum Notícias é também disponibilizado nos cursos e nas comunidades e é utilizado apenas pelos moderadores e tutores a fim de divulgar informações de interesse geral. Todos os demais participantes recebem as mensagens por eles postadas e podem respondê-las.

Nos fóruns de discussão, algumas considerações devem ser observadas:

·        Crie mensagens claras, com todos os detalhes que explicitem melhor o seu problema. Mensagem bem escritas evitam perguntas desnecessárias e possibilita melhores respostas.

·        Escreva mensagens sucintas. Mesmo contendo todos os detalhes, as mensagens longas ou prolixas devem ser evitadas.

·        Use letras em minúsculas. As letras maiúsculas são usadas para enfatizar alguma palavra do texto, chamando a atenção do leitor para ela. Se todas as mensagens forem escritas em letras maiúsculas, este recurso não será utilizado.

·        Títulos relacionados ao assunto da mensagem. O título de uma mensagem indica o assunto tratado. Desta forma, o participante do fórum poderá priorizar a leituras das mensagens e entender melhor seu conteúdo. Não é indicado o uso de títulos apelativos como “Urgente!” ou “Preciso de ajuda”, pois não explicitam o conteúdo da mensagem..

·        Envie apenas arquivos pequenos. Os fóruns permitem que seja enviado um arquivo junto com a mensagem. Arquivos grandes devem ser evitados, pois geram muito trafego de rede e não ficam disponíveis para novos usuários do fórum. O tamanho máximo permitido é de 100kbytes. O ideal é que arquivos importantes ou maiores que 400kbytes sejam enviados para o moderador ou tutor para sua disponibilização na área de acervo.

·        Evite o envio de perguntas ou comentários repetidos. Os fóruns têm uma função de busca que permite ao usuário a localização de textos já enviados em mensagens anteriores. O uso do recurso de busca o ajudará a confirmar se a pergunta ou comentário ainda não foi feito por outro participante.

Em Bate-papos

A ferramenta de bate-papo no AVA-SEFAZ simula uma reunião de um ambiente real. Como várias pessoas acessam ao ambiente no mesmo momento, a recomendação da CEADI é de que cada reunião seja limitada ao número máximo de 15 participantes. As regras de utilização das salas de reunião são as mesmas que as presenciais.

·        Só fale quando receber a palavra. Só o moderador ou tutor pode dar a palavra aos participantes. Para fazer uma colocação individual, envie um sinal de bip ao moderador e aguarde ser chamado por ele.

·        Não são permitidas mensagens privadas. A prática de mensagens privadas não são utilizadas no AVA-SEFAZ,  pois o objetivo deste é o aprendizado através das trocas de experiências.

·        Sinalize se ainda não terminou sua fala. Quando uma frase for muito longa, você pode interrompê-la e acrescentar o sinal de reticências ao seu final. Todos irão saber que você ainda está falando. Por exemplo, a frase “Todos sabemos que ...” a frase concluída com um sinal de reticências indica portanto, que ainda não foi terminada. Assim, o moderador/tutor e demais participantes aguardarão a continuidade da frase antes de passar a palavra para outro componente da reunião.

No Acervo

Os cursos e Comunidades de Aprendizagem possuem uma área específica para armazenamento de arquivos de interesse comum. Arquivos devem ser enviados através de e-mail ao tutor ou moderador com a solicitação de inclusão do arquivo nesta área. O arquivo será disponibilizado após a avaliação dos mesmos.

Lembramos que, pelo Código de Ética Profissional do Servidor Público, Seção III, art. XV, é dever de todos a manutenção e defesa do patrimônio público. Desta forma, está proibida a utilização de arquivos que possam danificar os equipamentos e programas ou a utilização dos conteúdos dos cursos disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem para fins particulares.