O que é o AVA Sefaz?



O AVA-SEFAZ é o ambiente de aprendizado a distância da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia, criado a partir de uma personalização do software livre Moodle, desenvolvido para a promoção da educação a distância e do trabalho colaborativo na SEFAZ.

Com a personalização o AVA SEFAZ adquire características específicas para atender as necessidades organizacionais, disponibilizando serviços divididos em diferentes categorias: Webcursos, Videoconferências, Comunidades de Aprendizagem, e Institucional.

Os Webcursos são cursos ministrados totalmente ou parcialmente à distância através do computador e apresentados na página inicial do AVA SEFAZ por Campo de Desenvolvimento de acordo com as diretrizes do PROCAD.

A memória de Videoconferência é o conjunto de materiais didáticos apresentados durante os eventos de videoconferências realizados pela Secretaria, acrescidos das perguntas realizadas, suas respectivas respostas e de materiais complementadores. Esses eventos são apresentados na página inicial do AVA-SEFAZ agrupados por tema e, dentro do tema, listados por ordem inversa de data de realização.

As Comunidades de Aprendizagem são ambientes virtuais de colaboração que possibilitam a troca de conhecimentos técnicos pelos servidores. No AVA-SEFAZ, as comunidades estão apresentadas na página inicial, classificadas por área de atividade da Secretaria e têm a finalidade de facilitar o contato entre colaboradores com atividades afins, permitindo a troca de conhecimentos técnicos, experiências e informações. A prática de Comunidades de Aprendizagem não se caracteriza como evento de capacitação e, portanto, não gera pontuação para efeito do PROCAD.

No serviço Institucional, encontramos registrado o acervo físico e virtual da Biblioteca da Universidade Corporativa da SEFAZ.

O AVA-SEFAZ pode ser acessado através da rede intranet SEFAZ e da Internet, assim, seus serviços são disponibilizados em tempo integral, permitindo aos usuários acessá-los em seus computadores de trabalho ou em suas residências.