Como acessar um Curso



Confirmada a sua inscrição em um curso do AVA Sefaz, o servidor poderá acessar o seu curso através da caixa que aparece na margem direita superior da tela principal do AVA a exemplo da imagem abaixo:


Figura 1: Caixa de Acesso

Os servidores da Sefaz deverão utilizar o mesmo login e senha de acesso a rede Sefaz. Os participantes externos, utilizarão login e senha fornecidos pela equipe CEADI no momento da matrícula.

Após o seu acesso, você perceberá que a tela principal se mantém, mas que seu nome aparecerá no topo direito das páginas do AVA-SEFAZ:


Figura 2: Localização do Rótulo de Identificação

 

A partir deste momento, você já poderá clicar sobre o nome do curso para qual está inscrito, e dar início às suas atividades.


Figura 3: Seleção do curso

 

Agora que você já acessou o seu curso, veja abaixo, o bloco Programação da coluna do meio da página principal de um curso padrão. Vimos que ele é composto por módulos e que cada módulo contém links de conteúdos, que podem ser materiais didáticos ou atividades.

Observe que os links têm sempre uma imagem seguida por um título:


Figura 4: Bloco programação

 

Vamos conhecer abaixo os tipos de ícones mais utilizados em um curso:

Fórum:

O ícone ao lado trata-se do link de FÓRUM de um quadro de postagens de mensagens virtuais onde notícias, perguntas e respostas podem ser enviadas pelos integrantes da comunidade. As contribuições de todos podem ser lidas e comentadas por qualquer outro participante.
Na página principal de um curso podem aparecer diversos tipos de fóruns, são exemplos: Fórum de dúvidas, Fórum de notícias e avisos, Fórum de discussão, Fórum de apresentaçãode curso, etc. A depender da proposta do seu curso, a sua participação poderá ser obrigatória ou não.
Importante: todos os inscritos em um fórum recebem uma mensagem de e-mail sempre que alguém enviar uma contribuição.

Chat ou Bate-Papo:

Este é o ícone que dá acesso à atividade BATE-PAPO, que permite que o usuário entre em uma sala  e participe de discussões instantâneas criadas pelos integrantes de uma Comunidade. O funcionamento é similar a outras ferramentas de uso geral como MSN, skype, ICQ. Assim, apenas os membros conectados ao ambiente no momento em que uma atividade estiver ocorrendo.
Os bate-papos são gravados quando mais de uma pessoa entrar na sala e se a conversa demorar mais de 5 minutos.

Questionário:

A ferramenta QUESTIONÁRIO trata-se de uma atividade avaliativa para o acompanhamento da aprendizagem do aluno. Num curso, o questionário poderá aparecer com questões abertas ou de múltipla escolha.
Importante: sua participação no questionário é imprescindível para conclusão de um curso.

Lição:

A ferramenta LIÇÃO, assim como o questionário, também é uma atividade avaliativa para acompanhamento do aluno. Através dela, você poderá enviar arquivos e textos para o seu professor ou tutor.
Importante: a sua participação na lição também é decisiva para a finalização de seu curso.

Glossário:

 

O link que dá acesso à atividade GLOSSÁRIO permite que os alunos criem uma lista de palavras com seus significados e palavras-chave. Uma palavra cadastrada no glossário fica realçada nas demais atividades da comunidade e apresenta um link que, ao ser clicado, abre uma nova janela contendo seu significado. Só é necessário entrar no glossário se for preciso acrescentar palavras ou consultar todas as palavras já cadastradas.

Wiki:

Este link dá acesso à atividade WIKI e permite que vários participantes trabalhem juntos na criação de um texto. Os participantes podem acrescentar e modificar, à vontade, o conteúdo de um texto inicial, sem necessidade de validação destas alterações. O nome wiki tem origem nas ilhas havaianas e significa super rápido, devido à velocidade em que com que o texto final é criado.  As versões intermediárias do texto são mantidas e podem ser recuperadas a qualquer tempo.



As ferramentas presentes num curso são auto-explicativas, para acessá-las basta que você clique sobre elas com o botão esquerdo do mouse e a página principal de cada uma delas abrirá automaticamente.

DICA:

  • Lembre-se que o fórum e o chat correspondem a discussões cordiais e, para isso, devemos manter sempre um bom nível de gentileza e educação com nossos colegas, mesmo que suas idéias nos pareçam sem sentido. O Moderador pode determinar que atitudes indelicadas ou desrespeitosas impliquem na exclusão do membro de um grupo.